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No nosso caso, ter um blog não é só postar uma matéria qualquer. Nós da equipe Prosystem postamos matérias realmente relevantes
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A margem de contribuição, por sua vez, indica de maneira relativa quanto cada produto ou serviço contribui para o lucro da empresa. E, para que ela seja calculada, utiliza-se a seguinte fórmula:
margem de contribuição = [(valor da venda – custos fixos e variáveis) / valor da venda] x 100%
Para efeitos de cálculo, levemos em consideração um determinado produto, que custa R$ 100,00. Desse valor, R$ 10 vão para a aquisição da R$ 40,00 vão para impostos diversos e R$ 10,00 para o pagamento de outras despesas.
Assim, a margem de contribuição é dada por:
margem de contribuição = [(100 – 40 – 10 – 10) / 100] x 100%
margem de contribuição = 40%
Então, isso significa que, no caso desse produto, a cada R$ 1,00 investido há uma contribuição de R$ 0,40 para os lucros da empresa.
A lucratividade é um dos indicadores financeiros mais importantes, porque um negócio pode ter alto faturamento, e não ser lucrativo. Então, como é a partir da margem de lucro que o negócio se mantém, se expande e remunera seus donos, vale a pena ficar de olho nesse indicador.
Ele é calculado desta forma:
lucratividade = (lucro / faturamento bruto) x 100%
Se dos R$ 20.000,00, arrecadados no exemplo anterior, R$ 12.000,00 correspondem ao lucro, quer dizer que há uma lucratividade de 60%. Caso a relação se dê pelo lucro líquido ou operacional, trata-se de margem operacional.
Nesse caso, vale pensar que dos R$ 20.000,00, R$ 8.000,00 correspondem ao lucro operacional. Assim, a lucratividade ou margem operacional é dada por 40%.
De fato, não existe um número único que indique uma excelente lucratividade — na verdade, quanto maior for o valor encontrado, melhor. Um valor negativo, por outro lado, indica que o negócio está gastando mais do que ganha, mesmo com as vendas.
O faturamento bruto é um indicador é simples de ser acompanhado, mas serve de base para muitas outras análises. Para acompanhá-lo, basta fazer o somatório de todas as entradas de recursos na empresa dentro de um determinado período.
Basicamente, basta somar todas as vendas realizadas ou todas as mensalidades pagas pelos clientes. Se uma loja vendeu, em um mês, 200 peças a R$ 100,00, por exemplo, o faturamento é dado por R$ 20.000,00.
Assim, a fórmula é:
faturamento bruto = número de vendas x preço unitário
Inicialmente, ele pode ser confrontado contra o valor esperado. Se a expectativa, mediante análise relevante, era de R$ 30.000,00, então há um provável indício de que algo prejudicial para o faturamento aconteceu com o negócio.
Sabemos que manter o controle sobre as finanças do negócio é fundamental para o seu sucesso. De fato, com o controle dos recursos gastos e disponíveis dá para obter inferências sobre o desempenho de mercado, e também tomar decisões mais acertadas.
Para uma boa gestão financeira, o uso de indicadores financeiros é especialmente útil. E, dentre eles, alguns são considerados mais importantes para conhecer como anda o negócio. Por isso, no post de hoje apresentamos 5 deles, além de seus cálculos e como utilizá-los de maneira adequada. Confira!
O faturamento bruto é um indicador é simples de ser acompanhado, mas serve de base para muitas outras análises. Para acompanhá-lo, basta fazer o somatório de todas as entradas de recursos na empresa dentro de um determinado período.
A lucratividade é um dos indicadores financeiros mais importantes, porque um negócio pode ter alto faturamento, e não ser lucrativo. Então, como é a partir da margem de lucro que o negócio se mantém, se expande e remunera seus donos, vale a pena ficar de olho nesse indicador.
A margem de contribuição, por sua vez, indica de maneira relativa quanto cada produto ou serviço contribui para o lucro da empresa.
Conhecer a imobilização dos recursos do negócio também é fundamental para a tomada de decisão e para entender como anda a sua situação financeira. Afinal, ter muitos recursos imobilizados diminui a vantagem competitiva do negócio, e faz com que ele perca boas oportunidades.
O ticket médio diz respeito aos clientes e é especialmente importante para entender tanto o desempenho do negócio quanto o próprio comportamento dos clientes. Basicamente, ele corresponde ao valor médio gasto pelos clientes dentro de terminado período de tempo.
Nos próximos dias vamos detalhar cada item deste blog.
Acompanhe e aprenda!
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Mais uma vez o ano que está começando é marcado por relevantes alterações na legislação tributária, que impactam significativamente na rotina das empresas e também dos profissionais responsáveis pela orientação, elaboração de obrigações acessórias e também apuração de impostos e contribuições.
Em razão da complexidade que envolve a legislação tributária brasileira, acompanhada do péssimo hábito do legislador em criar ou alterar obrigações e regras com aplicação imediata, vivemos uma cobrança incansável dos contribuintes para que a reforma tributária saia do papel.