Na Prosystem você tem posse da informação.
No nosso caso, ter um blog não é só postar uma matéria qualquer. Nós da equipe Prosystem postamos matérias realmente relevantes
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Atualmente as empresas precisam estar centradas em suas informações, exigindo de seus gestores estratégias eficientes, que podem ser facilitadas utilizando-se de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação gerencial.
As decisões são tomadas sob diversas condições, sob condições de certeza, condições de incerteza e condições de risco. Há ainda as decisões estratégicas que envolvem a definição precisa do negócio ou sua alteração e têm impacto a longo prazo e grande dificuldade de serem desfeitas. Essas decisões tendem a ser mais importantes e são tomadas por níveis hierárquicos mais elevados da organização.
A tecnologia de centralização de dados só vai dar certo se os registros contidos na ferramenta forem qualificados e confiáveis. Com o tempo e o volume de informações aumentando, uma boa ideia é atualizar os dados e conferi-los sempre que possível, testando e avaliando o que pode funcionar nas várias ações de mercado. Eles precisam ser consistentes, inteligíveis e bem organizados.
Se você pensa que controlar os dados de seus clientes pode ser algo extremamente complexo, pense em deixá-los registrados em um único lugar e de uma forma simples para mudar e acessá-los a qualquer hora. Com um sistema, você será capaz de cadastrar os compradores, seus fornecedores e os demais colaboradores de seu negócio, otimizando todos os processos. Isso vai te dar a chance de entrar em contato com a pessoa certa, tendo as informações certas e na hora certa.
Com um banco de dados centralizado, é possível melhorar o retorno sobre o investimento que a empresa fará em suas campanhas de marketing, otimizando as suas ações de relacionamento com os clientes. O banco de dados permite identificar as preferências e demandas de consumo de cada cliente, de forma a dar tempo para adaptar as estratégias do negócio e as ferramentas empregadas para vender mais e conseguir mais satisfação do público.
Com todos os dados agrupados e o histórico de compras e demais ações de cada um dos consumidores, fica bem mais fácil avaliar a jornada do cliente e o relacionamento que ele tem com a sua empresa. Dessa forma, é possível transformar esses dados em informações para tomar melhores decisões e traçar estratégias que tenham um retorno garantido. A equipe de vendas conseguirá elaborar uma análise de perfil bem mais acertada de cada cliente por meio de um cruzamento de dados e apreciação sistemática. A partir daí, você ganha “munição” para criar estratégias de marketing, vendas e pós-vendas mais segmentadas e aproximar o seu relacionamento com os clientes.
O ticket médio diz respeito aos clientes e é especialmente importante para entender tanto o desempenho do negócio quanto o próprio comportamento dos clientes. Basicamente, ele corresponde ao valor médio gasto pelos clientes dentro de terminado período de tempo.
O cálculo pode ser feito tanto de maneira individual quanto coletiva, da seguinte forma:
ticket médio = faturamento bruto / número de vendas
Portanto, um cliente que comprou R$ 150,00 em um mês, R$ 220,00 no segundo e R$ 230,00 no terceiro mês, por exemplo, teve um gasto total de R$ 600,00 no trimestre. Assim, o seu ticket médio é dado por R$ 200,00.
Já para o cálculo de maneira coletiva, basta pensar em um negócio que teve faturamento bruto de R$ 200.000,00 e cerca de 500 vendas. Com isso, o ticket médio por cliente é de R$ 400,00.
O acompanhamento desse indicador é importante porque, para aumentar o faturamento do negócio, é possível aumentar tanto o número de vendas quanto o ticket médio — ou seja, fazer as pessoas gastarem mais.
E o nível desse indicador será bom ou ruim dependendo do negócio. Se o ticket médio é de R$ 400,00 e os produtos custam em média R$ 300,00, há um indício de que os clientes estão fazendo compras menores ou não estão retornando. Já se os produtos custam cerca de R$ 100, esse mesmo ticket médio indica uma estratégia de sucesso.
Enfim, como vimos, os indicadores financeiros que permitem acompanhar a saúde da empresa incluem o faturamento bruto, a lucratividade, a margem de contribuição, a liquidez corrente e o ticket médio. Portanto, com uma análise adequada deles, com certeza, o negócio é favorecido — assim como o seu sucesso!
E aí, como você tem acompanhado a saúde financeira do seu negócio? Agora que já entende melhor os indicadores financeiros, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba diretamente todos os nossos conteúdos de maneira gratuita!
Conhecer a imobilização dos recursos do negócio também é fundamental para a tomada de decisão e para entender como anda a sua situação financeira. Afinal, ter muitos recursos imobilizados diminui a vantagem competitiva do negócio, e faz com que ele perca boas oportunidades.
Para evitar que isso aconteça, é recomendado acompanhar a liquidez corrente. Esse indicador é de curto prazo e mostra, dentro de determinado período de tempo, quão imobilizados estão os ativos.
Para calculá-lo, usamos a fórmula:
liquidez corrente = ativos circulantes / passivos circulantes
Nesse caso, os ativos circulantes correspondem a todos os recursos, como contas a receber, fundo de caixa e investimentos. Já os passivos circulantes correspondem às contas a pagar, custos fixos e outras despesas.
Então, se em determinado mês a empresa tem ativos circulantes de R$ 50.000,00 e passivos circulantes de R$ 25.000,00, por exemplo, a liquidez corrente é de 2 ou 200% — o que indica que o negócio tem muitos recursos disponíveis.
Porém, noutro exemplo, se os ativos corresponderem a R$ 50.000,00 e os passivos a R$ 75.000,00, então a liquidez corrente é de 0,67, aproximadamente. Com isso, a empresa vai precisar dispor de recursos em caixa para cumprir com suas obrigações.