Indicadores para acompanhar a saúde financeira de sua empresa

Sabemos que manter o controle sobre as finanças do negócio é fundamental para o seu sucesso. De fato, com o controle dos recursos gastos e disponíveis dá para obter inferências sobre o desempenho de mercado, e também tomar decisões mais acertadas.

Para uma boa gestão financeira, o uso de indicadores financeiros é especialmente útil. E, dentre eles, alguns são considerados mais importantes para conhecer como anda o negócio. Por isso, no post de hoje apresentamos 5 deles, além de seus cálculos e como utilizá-los de maneira adequada. Confira!

1. Faturamento bruto

O faturamento bruto é um indicador é simples de ser acompanhado, mas serve de base para muitas outras análises. Para acompanhá-lo, basta fazer o somatório de todas as entradas de recursos na empresa dentro de um determinado período.

 

2. Lucratividade

A lucratividade é um dos indicadores financeiros mais importantes, porque um negócio pode ter alto faturamento, e não ser lucrativo. Então, como é a partir da margem de lucro que o negócio se mantém, se expande e remunera seus donos, vale a pena ficar de olho nesse indicador.

 

3. Margem de contribuição

A margem de contribuição, por sua vez, indica de maneira relativa quanto cada produto ou serviço contribui para o lucro da empresa.

4. Liquidez corrente

Conhecer a imobilização dos recursos do negócio também é fundamental para a tomada de decisão e para entender como anda a sua situação financeira. Afinal, ter muitos recursos imobilizados diminui a vantagem competitiva do negócio, e faz com que ele perca boas oportunidades.

 

5. Ticket médio

O ticket médio diz respeito aos clientes e é especialmente importante para entender tanto o desempenho do negócio quanto o próprio comportamento dos clientes. Basicamente, ele corresponde ao valor médio gasto pelos clientes dentro de terminado período de tempo.

Nos próximos dias vamos detalhar cada item deste blog.
Acompanhe e aprenda!

Saiba um pouco mais sobre nossos sistemas – Prosystem.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *