Nutracêuticos, você sabe o que são?

,

O alto índice de pessoas que vivem com obesidade, hipertensão, diabetes ou mesmo câncer fizeram com que a atenção à alimentação e a um estilo de vida mais saudável se tornassem fundamentais para quem deseja viver melhor, e por mais tempo.

Mesmo assim, uma rotina atarefada pode dificultar a adoção de uma dieta equilibrada e nutritiva. Por isso, é importante entender o que são os nutracêuticos e como eles podem nos auxiliar na busca por mais qualidade de vida.

O que são nutracêuticos?

Trata-se de produtos naturais formados por diversos componentes, que proporcionam benefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas. Os seus compostos bioativos (CB), normalmente presentes nos alimentos, são concentrados e produzidos em forma de cápsulas, pós ou comprimidos.

O termo vem da ideia de deixar que o alimento seja o seu remédio: aqui, uma boa nutrição é responsável pela qualidade de vida e, consequentemente, pela redução de riscos à saúde.

Os nutracêuticos podem ser utilizados para fins específicos, como acelerar o processo metabólico, ou simplesmente como um complemento alimentar. Também são recomendados para o tratamento e a prevenção de diversas doenças.

Quais são os seus benefícios?

O principal benefício é potencializar a alimentação de maneira equilibrada e correta, com nutrientes essenciais como vitaminas, minerais, proteínas, entre outros.

Assim, eles se diferenciam dos alimentos funcionais pela sua fórmula concentrada, extraindo o que há de melhor em cada um para auxiliar algum tratamento, fortalecer o sistema imunológico e prevenir males, garantindo maior bem-estar do organismo.

A pele também pode ser beneficiada, e muitas pessoas investem em nutracêuticos com finalidades estéticas. O selênio, por exemplo, pode ser útil para amenizar os danos causados pelos raios ultravioletas, enquanto o ômega 3 é bom para estimular a produção de colágeno, para o cérebro, olhos, entre outros.

A seguir, veja alguns exemplos de nutracêuticos e seus benefícios:

Licopeno: presente na melancia, goiaba e tomate, reduz o risco de doenças cardiovasculares e ajuda na proteção contra o câncer;
Probióticos: estão nos leites fermentados e iogurtes, são importantes para o bom funcionamento do intestino e redução do risco de câncer de intestino;
Catequinas: estão presentes nos chás verde e preto, e possuem ação antioxidante, além de inibirem a formação de placas de gordura no sangue (ateromas);
Resveratrol: encontrado na casca da uva, ajuda a inibir a formação de células cancerígenas, inflamações e coágulos.
Onde podemos encontrar?
Quem deseja maior qualidade de vida, mas encontra alguns obstáculos em manter uma alimentação balanceada no dia a dia, pode optar pelos nutracêuticos.

Atualmente, há uma grande diversidade de marcas e produtos no mercado, mas fique atento: da mesma forma que a deficiência de alguns nutrientes pode ser prejudicial, doses excessivas também podem ser perigosas para a saúde.

Por isso, é sempre bom lembrar que o consumo destes produtos, assim como uma dieta adequada para cada pessoa, devem ser prescritos somente por profissionais especializados na área.

 

Fonte.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *