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No nosso caso, ter um blog não é só postar uma matéria qualquer. Nós da equipe Prosystem postamos matérias realmente relevantes
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A Certificação Digital é um tipo de tecnologia criptografada que funciona como uma assinatura online. Através dela é possível confirmar se dados fornecidos sobre o estabelecimento na nota fiscal são válidos. A tecnologia também possui validade jurídica, ou seja, equivale a nota impressa ou a feita de próprio punho, o que garante a confiabilidade e proteção de documentos eletrônicos tanto para o comerciante quanto para o consumidor.
A nova legislação da Sefaz (Secretaria da Fazenda) determina que a emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) seja via Certificação Digital. Com isso, a nova medida será obrigatória para empresas do comércio varejista, que deverão substituir a impressão de documentos fiscais, como o cupom e a nota fiscal, ao consumidor. Para aderir ao novo modelo de nota fiscal, o contribuinte deve acessar o site do órgão, usando o CNPJ e senha cadastrados para acesso à Agência Virtual e preencher o formulário de credenciamento em produção. O novo modelo já será obrigatório a partir de 1° de janeiro em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul.
Então:
O sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema que permite a transmissão de informações financeiras relacionadas ao uso do cartão de crédito. É esse sistema o responsável por fazer a comunicação entre o estabelecimento comercial e a operadora de cartão de crédito, permitindo que o dinheiro seja repassado adequadamente ao negócio.
Atualmente, há alguns tipos de TEF que usam tecnologias distintas. O TEF discado, por exemplo, conecta-se à linha telefônica, enquanto o TEF IP faz uma conexão do tipo VPN, uma rede virtual privada. Já o TEF dedicado utiliza uma conexão oferecida pelas próprias operadoras de telefonia.
Em relação ao TEF discado, as duas outras opções oferecem uma performance melhor, já que a transmissão de dados acontece mais rapidamente, concluindo toda a operação em questão de segundos.
ECF Matricial
Na época onde eram utilizadas as impressoras matriciais, a primeira via do Cupom Fiscal era dada ao cliente e a segunda via era guardada para o Estabelecimento Comercial. Existia ainda, caso esta estivesse conectada a um computador a possibilidade de gerar um arquivo que chamamos de Fita Detalhe – uma cópia exata do cupom emitido para o cliente. A bobina de papel desta impressora tem duas vias para atender ao seu propósito. A interface de comunicação pode ser padrão serial ou paralela. Em 18/12/2009 através do Decreto nº 43.080[1] o Ministério da Fazenda estipulou prazos para a substituição obrigatória de todos os equipamentos de cupom fiscal matriciais para térmicos. Dessa forma desde 2010 as impressoras matriciais não são utilizados para emitir cupom fiscal.
ECF Térmico
A impressora fiscal é também chamada de ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e tem como objetivo controlar e facilitar o recebimento de tributos pelo fisco e agilizar o atendimento do comercio nos caixas (checkouts). As impressoras térmicas emitem uma via do Cupom Fiscal para o Cliente e uma cópia fica armazenada em sua memória fiscal, a impressão e gravação dos registros é sequencial e todos os cupons (fiscais, não-fiscais e gerenciais) impressos também são numerados sequencialmente. Esta memória não pode ser apagada nem por intervenção técnica, pois não permite acesso aos registros já escritos senão para leitura deles.
A interface de conexão destas impressoras pode ser padrão serial ou USB. Elas estão configuradas para imprimir, após a redução Z, uma linha contendo caracteres criptografados contendo as informações dos totalizadores gerais incluindo os últimos registros escritos em sua memória fiscal para leitura posterior pelos órgãos da fiscalização caso seja necessário.
A manutenção destes equipamentos só pode ser efetuada por empresas e técnicos previamente cadastrados e autorizados pelo fisco e o correto preenchimento dos relatórios específicos em cada intervenção técnica são de responsabilidade de ambos.
No Brasil a venda e uso das impressoras fiscais é controlada pelo fisco através de um lacre e um formulário fiscal, por se tratar de um emissor de cupons fiscais. Os cupons contém as informações de tributação conforme as alíquotas de impostos para cada estado para os produtos vendidos.
Todas as impressoras fiscais tem um tempo de vida útil, esse tempo pode ser verificado pela quantidade de redução Z restantes(fechamento de caixa), existem impressoras fiscais com 5, 8 e 10 anos de vida útil no mercado.
Com o término desse prazo, a mfd que é a memória fiscal da impressora se esgota, dessa forma é indicado a aquisição de uma nova impressora fiscal, já que o valor da memória fiscal tem o mesmo valor de uma impressora nova.
Pode-se observar que para as empresas executarem suas atividades é de vital importância compreender as melhores práticas e aplicações das áreas de sistema de informação nas empresas , sobretudo, devido ao mercado competitivo, as organizações necessitam estar atentas e utilizarem de tecnologias e softwares de última geração para alcançar seus objetivos, por isso, decisões rápidas e corretas são fundamentais para a empresa alcançar bons resultados.
Quando a empresa tem uma estrutura organizacional sólida, um futuro traçado e sabe utilizar os recursos oferecidos pela tecnologia de informação, o sistema de informação gerencial só tem a agregar benefícios à gestão empresarial na tomada de decisões, portanto, quando as empresas adotam um sistema de informação gerencial ela colabora para com seus colaboradores também, pois ajuda no processo de atividades tornando mais eficiente dentro da empresa em relação às atividades diárias da organização.
A gestão de relacionamento com os clientes é uma estratégia fundamental em um mercado de tanta concorrência como o atual. Ao longo do tempo, muitas pesquisas já mostraram que adquirir um novo cliente pode custar até cinco vezes mais do que manter fiéis os compradores que já conhecem seus produtos e serviços. Nesse caso, vale muito a pena ter em mãos rapidamente e de maneira mais precisa os dados de seus clientes para que as equipes de gestão, vendas e marketing sejam capazes de nutrir ainda mais as relações com o público-alvo e potencializar os resultados das operações e processos.
Por isso, uma das coisas mais importantes a se fazer é armazenar os dados dos clientes da melhor forma, para que fique fácil acessá-los e usá-los com mais precisão e qualidade.