Margem de contribuição

A margem de contribuição, por sua vez, indica de maneira relativa quanto cada produto ou serviço contribui para o lucro da empresa. E, para que ela seja calculada, utiliza-se a seguinte fórmula:

margem de contribuição = [(valor da venda – custos fixos e variáveis) / valor da venda] x 100%

Para efeitos de cálculo, levemos em consideração um determinado produto, que custa R$ 100,00. Desse valor, R$ 10 vão para a aquisição da R$ 40,00 vão para impostos diversos e R$ 10,00 para o pagamento de outras despesas.

Assim, a margem de contribuição é dada por:

margem de contribuição = [(100 – 40 – 10 – 10) / 100] x 100%

margem de contribuição = 40%

Então, isso significa que, no caso desse produto, a cada R$ 1,00 investido há uma contribuição de R$ 0,40 para os lucros da empresa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *