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No nosso caso, ter um blog não é só postar uma matéria qualquer. Nós da equipe Prosystem postamos matérias realmente relevantes
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Com a velocidade da modernização em um mundo cada vez mais globalizado, a experiência digital pode ficar defasada, sinalizando a hora de trocar o software de gestão. Para assegurar que o planejamento estratégico da empresa não sofra prejuízo, é preciso identificar o momento certo para fazer a substituição. Então, continue lendo que a Prosystem vai te explicar!
Se o atendimento da empresa que desenvolve o software apresenta problemas, saiba que você está diante de um grande problema. Afinal, a expertise do projeto pertence aos desenvolvedores e é preciso que o suporte técnico seja oferecido de forma contínua e profissional.
Tickets não respondidos, ligações ignoradas, atendimento preguiçoso e imperícia são sinais de que manter esse relacionamento poderá prejudicar a empresa, visto que, sem a ajuda necessária, um imprevisto ocorrido pode se transformar em um terrível pesadelo.
Ao optar por um software de gestão, você faz questão de que ele se encaixe na realidade de sua empresa, suprindo as necessidades de acordo com as prioridades estabelecidas. E com o passar do tempo, sua empresa muda e os processos internos tendem a ganhar caminhos diferentes. Quando o sistema atual não consegue se moldar de acordo com as transformações operacionais ocorridas, pode ser a hora de selecionar um outro prestador de serviços.
Quando uma empresa opta pela implementação de um sistema de gestão, trata-se de um investimento calculado para proporcionar retorno em médio e longo prazo. Se a cada manutenção você percebe que sua investida está causando muitos mais gastos do que economia, a decisão de manter o sistema pode comprometer a estratégia da corporação. Pesquise sempre. Fazer orçamentos com outros desenvolvedores ajudará a comparar os seus gastos e confirmar se vale a pena trocar o software de gestão.
Como sabemos, a realidade de uma empresa pode mudar até mesmo de forma radical. Se o seu software não consegue acompanhar o estado atual da companhia, de nada adiantarão suas ações para aumentar a produtividade dos colaboradores.
Deste modo, busque um sistema que integre todos os departamentos, descentralizando as informações. A presença de muitos programas que trabalham de maneira independente em relação aos outros dificulta a gestão dos dados. Esse é um grande sinal de que você precisa procurar uma solução mais prática e integrada, facilitando os procedimentos e colaboração entre funcionários.
E aí, te ajudamos? Deixe seu comentário!!
Todas as atividades de rotina estão sujeitas a erros, no entanto, alguns problemas podem ser corrigidos antes que acabem por gerar algum tipo de prejuízo para a empresa. Porém nem todos sabem como realizar os procedimentos corretos. Como cancelar notas fiscais é um desses casos. Mas não se preocupe, continue lendo este post que nós, Prosystem, te ensinamos!
A nota fiscal eletrônica, conhecida como NF-e, surgiu para diminuir os erros e melhorar a agilidade de emissão dos documentos fiscais e seu envio para as receitas estaduais.
Como toda atividade de rotina, deve-se redobrar a atenção ao realizar o preenchimento de seus campos, para evitar a necessidade de cancelamento de uma nota e possíveis prejuízos.
No entanto, mesmo com toda a segurança e contando com um sistema emissor, ainda podem existir situações em que sejam necessárias realizar o cancelamento de uma nota.
Geralmente essa necessidade é gerada por um erro de digitação ou troca de informações entre os campos apresentados para o preenchimento na nota fiscal. Segundo a regra básica, para estar sujeita ao cancelamento, a mercadoria, a qual a nota se refere, não pode ter saído da empresa.
Existe um prazo a ser respeitado para realizar o pedido de cancelamento, na maioria dos estados pode-se cancelar uma nota fiscal emitida em até 24h. Ocorrem duas exceções, no Mato Grosso só se tem 2 horas e no Paraná e Rio Grande do Sul o prazo é maior, 168 horas.
Entre outras exigências para o cancelamento de uma nota estão:
Caso todas as exigências de cancelamento sejam cumpridas é simples cancelar uma determinada nota fiscal e o procedimento pode ser realizado diretamente no sistema emissor que é utilizado pela sua empresa. Os passos são basicamente os mesmos em todos os softwares.
Pronto! Sua nota fiscal foi cancelada com sucesso. Independentemente do sistema que você utilize, realizar esse procedimento não é algo difícil e pode-se cancelar uma nota com poucos passos.
Com o status atual da nota que você cancelou pode ser verificado o real cancelamento no portal nacional da NF-e ou site da Secretaria da Fazenda do seu estado. É importante relembrar que o documento, mesmo que seja cancelado, deve fazer parte da escrituração contábil da empresa.
Viu? Não é complicado. Deixe seu comentário!
Você quer aumentar a receita e expandir um empreendimento? Otimizar a gestão do e-commerce é o primeiro passo! Mas graças à informalidade dos negócios digitais, às vezes, é complicado entender o que precisa ser melhorado e o que deve ser mantido da forma que está.
Acompanhe o texto e coloque tudo em prática hoje mesmo!
Grande parte da gestão do e-commerce consiste em atender clientes, concorda? Isso significa que um SAC robusto é capaz de fornecer uma dezena de métricas, além de assegurar a efetividade e a qualidade de sua loja.
É comum que qualquer comércio tenha períodos de alta (normalmente perto do Natal) e de baixa (comumente associado ao período de férias escolares). Isso significa que é possível prever a quantidade de trabalho que você e seus funcionários terão no decorrer do ano.
“Um planejamento bem estruturado ajuda seu e-commerce a atender todas as demandas em períodos de pico e, ainda assim, assegurar as devidas férias e descansos para seus colaboradores.”
Aspectos visuais influenciam muito no desempenho de um e-commerce. O site precisa ser intuitivo, evitando que os clientes precisem de ajuda do suporte para questões simples como fechar uma compra, achar informações sobre os produtos ou mudar a forma de pagamento.
Além dos fatores que tratamos, a coisa mais básica e necessária para otimizar a gestão do e-commerce é a automação e a centralização das informações. Quanto mais processos forem feitos automaticamente e mais fácil for a coleta de dados, melhor e mais confiável será a gestão.
É possível fazer isso por meio de um software de gestão ERP. Esse tipo de solução integra vários setores de sua loja, fazendo, por exemplo, com que os pedidos sejam feitos à medida que o estoque reduz. Além disso, você tem todas as informações na tela do seu computador em uma única página, evitando o trabalho de ter que ir no estoque, depois encontrar os fornecedores para, então, fazer o pedido.
“Otimizar a gestão do e-commerce é um passo fundamental para que você consiga crescer ainda mais.”
Os erros na implantação do ERP são tão comuns que muitos profissionais da TI têm verdadeiros arrepios quando ouvem essa sigla.
O pânico se deve, em grande parte, às experiências negativas que nascem de falhas no processo de instalação, mas que perduram por longos períodos que acabam consumindo muito tempo, dinheiro e energia das pequenas e médias empresas (PMEs).
Mas é errando que se aprende! Conhecer as principais falhas cometidas pelas empresas na hora de implantar um ERP pode ser uma das melhores formas de impedir que elas ocorram em suas próximas experiências.
Assim como em qualquer outro tipo de projeto, planejar a implantação de um ERP de forma inadequada é a raiz de grande parte dos problemas, que surgem durante a execução da ferramenta. Entre os erros comuns nessa hora, estão as estimativas malfeitas de tempo e de recursos necessários para realizar a mudança. Vale citar também a ausência de análises e auditorias nos processos e políticas da empresa, antes da escolha do sistema.
Algumas empresas decidem implementar um ERP praticamente assim que recebem uma proposta do fornecedor. Nesses casos, um erro comum é abraçar a oferta, sem compará-la com outras soluções ou fazer uma avaliação aprofundada das restrições e funcionalidades do sistema contratado. Isso pode trazer grandes prejuízos para a empresa no futuro. Um ERP tem que atender às necessidades e peculiaridades do seu negócio.
Não pense que basta apenas instalar o sistema e apertar um botão para tudo fluir por conta própria. Quando os usuários começarem efetivamente utilizar o ERP, você vai perceber o quanto a adaptação é complicada. Nesse período, surgem várias dúvidas e problemas, o que exige a presença de profissionais com experiência e conhecimento no tema. Com a ajuda de um suporte qualificado, essa fase também acontece sem dificuldades
Alguns ERPs trabalham com pagamento de licença por usuário. Outros, cobram uma taxa única, além da manutenção e suporte. Há aqueles que rodam em servidores próprios, os que funcionam na nuvem e os que utilizam servidores terceirizados.
Quando a empresa não pensa nesses detalhes, que são relativos ao licenciamento, pode sair no prejuízo. Às vezes, o número de licenças adquirido é pequeno e, à medida que o sistema evolui, cresce o número de usuários.
Dependendo também do nível de crescimento do negócio, instalar um ERP em servidores próprios também fica caro. Ele sempre tende a aumentar por causa dos dados que vão se acumulando.
A informação é o bem mais valioso de uma empresa. Quantos concorrentes não gostariam de ter em suas mãos os dados dos clientes da sua empresa, incluindo volume de negócios, principais produtos, contatos e outros dados? Empresas que não pensam na segurança para evitar acessos não autorizados (externos ou internos), ficam fragilizadas e podem ser alvo de ataques de hackers e de outras origens, causando prejuízos extremos.
E aí, gostou? Deixe seu comentário!
O que vem à sua mente quando ouve falar de um gerenciador de tarefas? A primeira coisa que sempre lembramos é aquele comando utilizado para finalizar um programa do pc quando está travado. Mais hoje vamos além!
Um Gerenciador é realmente útil, mas no dia a dia das empresas, mais do que tarefas, é preciso saber gerenciar equipes e é para isso que serve essa ferramenta. Para deixar as prioridades claras e tornar as relações de trabalho mais transparentes, além de mensurar o tempo investido em cada projeto e até mesmo avaliar o desempenho dos colaboradores.
Informações desencontradas é uma das condições para haver atrasos em entrega de tarefas e solicitações. No entanto, sem um gerenciador de tarefas pode ser difícil. Com a ferramenta, tudo fica registrado nas tarefas e, além disso, para se programar melhor, o profissional tem um alerta de tarefa com atraso.
Além de informar o índice de produtividade de cada profissional e equipe, as ferramentas de gestão de tarefas informa conforme produzem e interagem com os outros sistemas e pessoas. Mapeando as horas trabalhadas, andamento de tarefa e produção, podendo ver em tempo real ou por relatórios.
E aí, já está usando?
Além de ser obrigatório, esse relatório financeiro auxilia os gestores a tomar decisões mais assertivas. Contudo, elaborar o DRE pode ser um desafio muito grande, pois são muitos passos a serem seguidos. Qualquer erro durante o relatório pode fazer os dados não baterem no final.
Foi pensando na importância deste relatório para o sucesso de uma organização que listamos tudo o que você precisa saber a respeito do DRE. Vem comigo!
A sigla significa Demonstrativo do Resultado do Exercício ou Demonstração de Resultado do Exercício. Com exceção das empresas do MEI, todas as outras são obrigadas a incluir a elaboração do DRE em sua contabilidade regular. As operações de uma empresa em determinado período e com o resultado apurado são utilizadas para construir uma DRE, que é um relatório contábil. Esse resultado pode ser tanto o lucro quanto o prejuízo de um negócio. Ele é obtido após o detalhamento dos valores das receitas, custos, despesas, lucros e impostos.
É uma ferramenta contábil utilizada para analisar o desempenho financeiro da empresa, ou seja, demonstra qual é o lucro (ou prejuízo) do negócio dentro de um determinado período caso consiga realizar o que está planejado.
A partir da relação fornecida pelo DRE sobre o que se vende e o que se gasta, é possível refletir sobre os custos e despesas organizacionais e reavaliar possíveis mudanças.
O passo a passo que separamos mostra uma estrutura de DRE simples. A elaboração do DRE não possui um modelo único, variando, assim, conforme o porte e a atividade da empresa.
De forma geral, o relatório é dividido em duas colunas, sendo a primeira para indicar os itens listados e a segunda para inserir valores e efetuar os cálculos. Os dados básicos de um relatório são:
Entendeu como se faz um DRE? Deixe seu comentário!