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No nosso caso, ter um blog não é só postar uma matéria qualquer. Nós da equipe Prosystem postamos matérias realmente relevantes
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A Folha de Pagamento é um dos principais motivos de dor de cabeça e a principal despesa da grande maioria das empresas. Muitos empresários têm dificuldade em gerenciar, organizar e realizar o controle desta área de sua empresa. É de extrema importância que os empreendedores deem a devida atenção para a Folha de Pagamento.
Para auxiliar os gestores e garantir que eles não tenham dor de cabeça com o pagamento de funcionários, a Prosystem separou este artigo para você! Confira:
A Folha de Pagamento é a lista com soma dos valores de remuneração paga aos funcionários da empresa mensalmente. Tal documento tem a função de transformar as informações trabalhistas em dados contábeis. Por se tratar normalmente da maior receita de todos os empreendimentos tal área merece devida atenção dos empreendimentos. Além disto os gestores precisam estar por dentro das leis trabalhistas e regras a serem seguidas. O não planejamento da Folha de Pagamento causa diversos problemas nos negócios, pois, pode levar muitas vezes ao endividamento ou até mesmo falência.
Veja dicas importantes para que o pagamento dos funcionários não seja um problema na sua empresa:
Ao classificar o funcionário por categorias isto possibilita a organização dos salários e pagamentos do funcionário.
Isto deve ser realizado, pois, cada categoria possui particularidades como piso salarial e algumas especificações para a remuneração.
Todos estes dados relacionados à folha de ponto do funcionário impacta diretamente no pagamento do mesmo.
Por exemplo, se um funcionário faltar e não justificar a falta pode ser realizado o desconto do dia faltado no valor do salário.
Tenha cuidado e atenção com os descontos possíveis na folha de pagamento e impostos que recaem sobre a mesma.
Realize o cálculo com cuidado e fique atento à todas as informações sobre o que pode e o que não pode ser descontado.
Busque um sistema de gerenciamento da folha de pagamento que facilite o processo de cálculo e documentação da folha de pagamento.
Isto também facilitará o processo de apresentação dos dados contábeis referente aos recursos humanos para a Receita Federal, pelo eSocial, por exemplo.
Assim como a categorização dos funcionários, a padronização dos salários pode facilitar o cálculo e pagamento dos mesmos.
Realizar uma padronização de valores de acordo com a categoria ou área trabalhada também é uma excelente opção para organização e simplificação da Folha de Pagamento.
Uma dica para que o empresário tenha organização e segurança no processo de cálculo e pagamento dos funcionários é investir em um profissional para isto.
Um contador é de extremo auxílio neste processo, pois ele saberá com plena certeza impostos, descontos, valores e possibilidades na folha de pagamento.
Para uma maior organização de horas de trabalho e informações referentes à benefícios, frequência e necessidades dos funcionários invista em profissionais contábeis e da área de RH.
E aí, alguma dúvida? Deixe seu comentário!!
Uma farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas e preparadas de forma personalizada para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde.
Todas as matérias-primas utilizadas na farmácia de manipulação são adquiridas de fornecedores qualificados e são analisadas pelo controle de qualidade interno.
Nas farmácias de manipulação, as receitas são analisadas e conferidas por farmacêuticos antes de serem enviadas para produção em seus laboratórios, que seguem as normas das Boas Práticas de Manipulação preconizadas pela ANVISA, e contam com instalações tecnológicas e uma equipe altamente treinada. Esse processo garante a qualidade e eficácia do produto final.
A dose certa para a pessoa certa: A fórmula manipulada é prescrita de forma individualizada na quantidade e dosagem exata para cada paciente, evitando sobras ao final do tratamento.
Formas farmacêuticas diferenciadas: A fórmula manipulada pode muitas vezes ser apresentada em diferentes formas farmacêuticas, como cápsulas, sachês, xaropes e cremes, para facilitar a aderência do paciente ao tratamento.
Economia e preservação do meio ambiente: O produto manipulado é prescrito na quantidade e na dosagem exatas para o seu tratamento, evitando desperdícios e o descarte de resíduos que contaminam o meio ambiente.
Medicamentos não disponíveis: Caso o medicamento industrializado que o cliente precise não exista mais na drogaria, se a farmácia de manipulação tiver a matéria-prima, com prescrição, ela poderá manipular a fórmula para tratamento.
Associação de Medicamentos: Outro diferencial é a possibilidade de associação de vários ativos na mesma fórmula, favorecendo a aderência do paciente ao tratamento, minimizando a quantidade de medicamentos a serem ingeridos ao dia.
A palavra Holding vem do inglês “to hold”, que significa controlar, manter, segurar. No Brasil, as holdings foram instituídas pela Lei n° 6.404 – a lei das Sociedades Anônimas – em 1976.
Pensando no conceito da palavra em inglês, Holding é o tipo de organização que permite que uma empresa e seus diretores controlem ou exerçam influência em outras empresas (subsidiárias). Em outras palavras, possui participação majoritária nas ações de uma ou mais empresas.
Isso significa dizer que é classificada como Holding, a empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e que detém o controle de sua administração e políticas empresariais.
Assim, considera-se Holding Empresarial uma empresa que possui ativos, ou seja, ações de outras empresas, sociedades limitadas, fundos de hedge, títulos, imóveis, marcas registradas, direitos autorais, patentes, entre outros.
Dentre as principais funções de uma Holding podemos citar:
Para exemplificar tudo isso, pense no Grupo Silvio Santos. Esse é um bom exemplo de Holding Empresarial, que controla mais de 40 empresas (entre elas o SBT, as Lojas do Baú da Felicidades e a SSR Cosméticos, por exemplo). O mesmo podemos dizer das organizações Globo, que além da Rede Globo de Televisão têm o controle de empresas dos mais variados setores.
Com esses exemplos, podemos entender bem o conceito de Holding que falamos no início deste tópico: diversas empresas (subsidiárias) controladas por uma organização central. Essa organização tem a responsabilidade de administrar todas – ou a maior parte – das respectivas ações.
Portanto, uma Holding tem como meta controlar um conjunto de empresas. Ou seja: tem função estritamente administrativa e não produz nada.
Basicamente, existem 4 motivos principais:
Vamos entender um pouco mais sobre cada um destes pontos.
Como você pode ver, motivos não faltam e resolvemos expandir um pouco mais a lista. E, claro, todo ponto positivo tem seu lado negativo, por isso, vamos observar as vantagens e desvantagens de uma Holding Empresarial.
Já sabe o que é uma Holding e como criar uma? Deixe no comentário!
Na hora de expandir por franquias, as redes normalmente se preocupam com diversos fatores, como formatar modelos de negócio que se adequem a espaços diferentes, definir um mix de produtos padrão para cada tipo de franquia, estabelecer praças e perfis de franqueados que podem ser interessantes para a marca e quais os procedimentos e protocolos devem transmitidos durante o treinamento.
Mas, além de tudo isso, as marcas também precisam se preocupar em dar ferramentas que permitam que os franqueados possam ter mais sucesso nas suas operações; afinal, as franqueadoras também dependem desse êxito. Um dos melhores instrumentos que uma rede pode oferecer é um bom sistema de gestão.
Não acredita? Então continue lendo porque, a seguir, vamos entender por que ter um sistema de gestão nas unidades franqueadas é fundamental para a sua marca.
Responda rápido: por que você decidiu expandir sua marca através de franquias?
Independente da sua resposta, é bem provável que você relacione o fato de ter um negócio já bem estruturado no mercado e de ter encontrado, no franchising, uma oportunidade de crescimento interessante, certo?
Bem, considerando isso, é seguro dizer que as suas franquias funcionam como uma espécie de extensão da sua própria marca, e que elas representam seus princípios, seu conceito e sua forma de trabalhar. Pensando nisso, é fácil concluir que, da mesma forma que a matriz precisa ser bem estruturada e organizada, as franquias também precisam.
Por isso, quando a rede oferece um sistema integrado para todas as franquias, há uma consistência muito maior na gestão das unidades e as chances de ter franquias com resultados muito abaixo da média, ou que dão problemas constantemente, são muito menores, já que os padrões do gerenciamento são os mesmos.
Uma franquia precisa ser extremamente bem organizada financeiramente para gerar bons frutos para o franqueado e para a franqueadora. Mas, nem sempre o líder da unidade tem tanta desenvoltura com a área financeira – e isso pode trazer graves consequências tanto para a unidade quanto para sua matriz.
Franqueados que não conseguem organizar suas entradas e saídas de capital, por exemplo, costumam ter bastante dificuldade em manter seus pagamentos em dia e podem ser tornar inadimplentes. Considerando que boa parte do faturamento de uma marca vem dos royalties e outras taxas pagas pelos franqueados, ter um alto nível de inadimplência pode ser perigosíssimo.
Outra grave consequência de uma franquia sem gestão financeira adequada são as compras de insumos desordenadas, que podem culminar em um excesso de materiais “encalhados” no estoque (o que no caso de alimentos pode levar a um prejuízo mais grave ainda) ou a falta de produtos, o que leva a uma queda nas vendas.
Mas, com sistema de gestão em franquias, isso dificilmente acontece, visto que o franqueado cria o hábito de atualizar e organizar as finanças da sua franquia e consegue analisar de forma mais clara o desempenho do seu negócio. A franqueadora também pode ficar sempre atenta aos resultados da unidade, antecipando possíveis crises e dando apoio para o empreendedor quando ele precisa.
Que rede não quer que suas franquias sejam mais produtivas? Oferecer uma gestão integrada pode impactar até mesmo nesse aspecto.
Imagine uma loja em que cada vendedor anota as vendas que fez e as comissões que deve receber em seu próprio bloco de notas. Ao final do mês, todos eles apresentam seus resultados ao gerente e ele deve conferir cada venda, confirmar o valor da comissão e repassar as ordens de pagamento para o departamento financeiro.
Agora repense essa operação com um sistema de gestão em franquias que integra vendas e pagamentos. Aqui, sempre que uma venda é confirmada, o vendedor e o setor de pagamentos recebem automaticamente o cálculo de sua comissão, e o valor é acrescentado no salário que será pago no final do mês.
Muito mais simples, não acha? Poupar tempo do vendedor, do gerente e do departamento financeiro para fazer tarefas como essas, significa permitir que eles se foquem em atividades que realmente dependem de suas ações e que são fundamentais para o crescimento da empresa.
A matriz não gerencia totalmente as franquias, mas precisa estar por dentro do desempenho de cada unidade para que possam antever possíveis problemas e crises, reforçar procedimentos e protocolos com os franqueados e estruturar melhor sua expansão, prevendo os resultados futuros, baseando-se nos atuais. Ter um sistema de gestão em franquias facilita muito nesse processo.
Isso porque, conforme o franqueado utiliza a ferramenta para registrar os seus resultados e fazer a gestão da franquia, a rede ganha acesso a um quadro real da unidade e consegue acompanhar o seu desenvolvimento de uma forma mais próxima.
Assim, essa supervisão se torna um processo transparente e benéfico tanto para a franqueadora, que consegue se manter atualizada, quanto para o empreendedor, que pode receber dicas e insights para melhorar ou manter os seus resultados.
Os franqueados normalmente são bem criteriosos na hora de escolher uma rede para representar, e é muito importante que as marcas se preocupem em criar propostas atrativas se querem comercializar novas franquias.
Ter um sistema de gestão em franquias é uma excelente vantagem competitiva porque mostra para o empreendedor que a gestão será mais simples do que pode ser com outras marcas, e que a rede se preocupa em oferecer ferramentas que facilitam o dia a dia e aumentam os resultados do franqueado.
Além disso, quando as suas franquias têm uma gestão mais bem preparada, a rede pode focar os seus esforços em expandir ainda mais e conquistar novas unidades, sabendo que as franquias em operação já estão muito bem estabelecidas.
Viu como fica bem mais fácil com um sistema de gestão? Deixe um comentário se está procurando um!
Juntamente com o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, o DRE é o terceiro relatório mais importante para a gestão do negócio.
Esses três documentos é que podem possibilitar uma avaliação completa acerca da saúde financeira do seu negócio e permite que você faça projetos e planos para a sua empresa.
O DRE, especificamente, reflete a capacidade de geração de riqueza do negócio, fazendo com que a administração tenha elementos para saber o que será preciso mudar ou o que poderá se manter, já que esta gerando bons resultados para a empresa.
Por se tratar de um relatório bastante detalhado, mas ao mesmo tempo muito intuitivo, o gestor conta com bons elementos para o seu processo de tomada de decisões, envolvendo desde a realização do planejamento tributário da empresa até o estratégico dos negócios.
O DRE acaba sendo um elemento de simulação de panoramas que facilitam a ação do gestor no futuro.
O DRE também é uma boa fonte de dados para a elaboração de KPIs, e possibilita que toda empresa realizeuma gestão dos seus negócios por meio de indicadores de desempenho.
Dentre eles, destaca-se o Retorno sobre o Patrimônio Líquido, que demonstra, por exemplo, quantos dos investimentos dos sócios proporcionaram lucros.
Outro indicador valido é o Retorno sobre Ativos, que indica se os investimentos aplicados ao negócio vêm gerando aumento da rentabilidade.
O Retorno sobre as Vendas também pode ser mensurado pela Margem Líquida, que reflete qual o percentual do faturamento que passou a integrar o lucro líquido.
Esse são apenas alguns dos indicadores que podem ser extraídos a partir da análise do DRE.
Por fim, o DRE é de extrema importância, pois ajuda o gestor a visualizar o ponto de equilíbrio da sua empresa, ou seja, um ponto onde existe a igualdade financeira entre as despesas e as receitas totais em um mesmo período.
Isso faz com que o ele saiba qual deve ser seu faturamento mínimo mensal para cobrir seus gastos fixos e variáveis, e também qual o número de vendas necessário para que a empresa passe a ter lucro.
Você já faz DRE na sua empresa? Nos conte nos comentários 🙂
O e-CNPJ é o Certificado Digital para empresas, vinculado ao CNPJ, que possibilita a realização de transações online de maneira segura e com validade jurídica. O e-CNPJ deve ser emitido para o representante legal da empresa na Receita Federal.
1. | A Receita Federal não emite Certificado Digital. Este serviço é realizado por instituições denominadas Autoridade Certificadora – AC, credenciadas junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. O interessado deverá solicitar a emissão de certificado digital de pessoa jurídica (e-CNPJ) no próprio portal da Internet da Autoridade Certificadora escolhida, onde obterá informações sobre custos, documentação e todos os esclarecimentos necessários para emissão do certificado digital.
Para o caso de acesso aos serviços da Receita Federal disponíveis pela Internet, o certificado digital deve ser do padrão ICP-Brasil, emitido por Autoridade Certificadora devidamente habilitada pela RFB. A relação das Autoridades Certificadoras Habilitadas pela RFB encontra-se no seguinte link do sítio da RFB na Internet: Esclarecemos que é possível a utilização do certificado digital e-CPF (pessoa física) para executar procedimentos em nome de uma pessoa jurídica nos seguintes casos: a) e-CPF do responsável legal da empresa constante no cadastro CNPJ; b) e-CPF de um procurador habilitado por Procuração RFB ou Procuração Eletrônica. O outorgante deve ser o representante legal da empresa perante o CNPJ. As informações gerais sobre procuração para acesso aos serviços da Receita Federal pela Internet encontram-se no seguinte link: https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/senhas-e-procuracoes/procuracoes/orientacoes-gerais-procuracoes-rfb |
2. | A lista de serviços disponíveis no Portal e-CAC para Pessoa Física e Pessoa Jurídica pode ser consultada aqui. |
3. | Clique aqui para consultar as dúvidas frequentes na emissão de certificado digital. |
4. | Clique aqui para obter orientações às mensagens de erro na utilização de certificados digitais nos aplicativos da Receita Federal. |
Site: http://idg.receita.fazenda.gov.br