A interação inteligente do conhecimento tácito e explícito

,

Conhecimento tácito e conhecimento explícito, duas diferentes categorias de conhecimento, que não podem ser esquecidas quanto se trata da Formação de Multiplicadores Internos.

Em qualquer cenário, o conhecimento tácito e o explícito se complementam, por meio de uma interação dinâmica e permanente. E é, nessa interação, que eles se evidenciam.

A gestão do conhecimento tácito, aliada à gestão do conhecimento explícito, transforma a gestão do conhecimento empresarial em um fator crítico de sucesso e de vantagem competitiva. E, certamente, é o Multiplicador Interno, o especialista mais indicado para protagonizar as ações destinadas ao aprimoramento da Gestão do Conhecimento Empresarial.

Conhecimento tácito e explícito se completam e se relacionam entre si. Pessoas que racionalizam demais os pensamentos, porém, tendem a bloquear o conhecimento tácito. Isso acontece porque o racional quer encontrar teorias para tudo e toma a maioria das decisões com base no julgamento de certo e errado, deixando os sentimentos e experiências de lado.

Pessoas que não buscam significados e não se importam com a teoria, por outro lado, tendem a ser controladas pelas emoções porque têm dificuldade de ouvir a razão nos momentos necessários. Nesse sentido, é importante confiar na intuição e saber como a compreender os conhecimentos adquiridos por meio das experiências e ensinamentos teóricos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *