O que é Gestão do conhecimento?

,

A gestão do conhecimento é a ideia de que todo o conhecimento que parte de colaboradores pertence também a organização. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização. É o que de denominamos de aprendizagem organizacional: a concentração do conhecimento da empresa e dos colaboradores em uma “memória”.

É um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio. Esse tipo de gestão consiste numa maneira de estruturar as atividades organizacionais no ambiente interno e externo, como um gerenciamento corporativo.

Utilizando a gestão do conhecimento, a empresa pode diminuir os gastos em produtos e investir em capital intelectual, o que, geralmente, tem um melhor custo-benefício.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *