Contador e Empresário

,

Contador e Empresário mantém uma relação que é um dos pontos fortes da boa gestão fiscal e administrativa de um empreendimento.

É de extrema importância que, tanto contador quanto empresário conheçam muito bem seus papéis e dessa forma trabalhem em conjunto para uma melhor administração empresarial.

Para o empresário é importante estar atento à todos os passos de seu contador, e buscar conhecer e se inteirar o máximo das informações contábeis e fiscais de sua empresa. Já o contador precisa sempre estar atento à legislação, impostos e informações cruciais que garantirão que o seu cliente esteja totalmente dentro da lei, não lhe trazendo problemas futuros.

Você sabe o papel de cada um na empresa? Vem, que a Prosystem te explica!

Funções e Obrigações

O empresário é o dono do negócio, portanto, o responsável legal por toda e qualquer informação da empresa.

O contador é um profissional contratado para realizar a organização, orientação e gestão fiscal e contábil do negócio.

É muito comum que o empresário deixe tudo referente à finanças e obrigações fiscais, sem se interessar e preocupar com o andamento de suas funções.

Isto, além de não ser a prática mais recomendada, pode causar problemas sérios para os negócios. É importante que fique bem claro qual a função e obrigação de cada um na relação empresarial para que, o negócio possa ter uma boa gestão e garantia de crescimento.

Organização e Responsabilidade dão segurança pro negócio.

Por mais que seja definida as funções de cada uma das personas no empreendimento, isto não quer dizer que um não possa auxiliar o outro. O empresário, em especial, precisa se interessar pela área contábil e acompanhar o contador, por mais que ela possua uma legislação complexa, burocrática e infinidade de arquivos.

É muito comum que os empresários não acompanhem a gestão contábil e fiscal, deixando tudo na mão do contador. Contudo, isto pode se tornar uma dor de cabeça, pois ele é o responsável por qualquer falha ou possível fraude.

Outro erro comum dos empresários, é acreditar que o contador têm a responsabilidade de realizar a emissão de NFe para eles. No entanto, como mostrado no Infográfico, isto é função do empresário. O papel do contador em tais situações é somente orientar e assessorar com informações referentes aos dados fiscais e tributários a serem utilizados na NFe.

Este tipo de situação entre contadores e empresários, acontece muito com os que se utilizam do emissor gratuito ou de algum sistema que não possui suporte ou é falho no atendimento.

Tanto empresário quanto contador podem ser penalizados por responsabilidade penal, tributária e civil caso o Fisco encontre alguma irregularidade na gestão.

A partir disso, é notório que o empresário e contador precisam ser parceiros e alinharem as suas funções. Assim, garantirão uma gestão mais eficiente e resultados positivos que potencializam o crescimento do negócio!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *