5 Tendências do varejo

,

Ninguém precisa dizer que o varejo está em permanente transformação. Os negócios estão se modificando, o mercado está completamente alterado e os clientes, nem se fala! Para manter a empresa varejista em destaque e faturando, é necessário estar atento a esse processo, ou seja, é preciso acompanhar esse movimento e inovar.

Quer saber como começar essa mudança? Conheça 5 tendências no varejo!

1. Mudança do consumidor

Faz tempo que a loja da esquina já não é a única opção dos consumidores. Há tantas ofertas que o consumidor passou a assumir uma postura muito mais ativa antes de efetuar uma compra.

Dotado de informações, ele usa a internet com desenvoltura e consegue comparar preços, condições e até a distância de um ponto de venda a outro. Isso sem falar no papel que ele exerce de influenciador.

Sim, o consumidor está cada vez mais exigente e isso é muito positivo para o seu negócio. Isso é o que vai te estimular a cuidar ainda melhor das informações relacionadas à instituição, da qualidade dos produtos e da relação com o cliente.

É preciso estar preparado para atender o consumidor contemporâneo e ter disposição para perceber suas principais demandas.

2. Tecnologia como chave

Falar que o uso da tecnologia está entre as tendências do varejo pode soar óbvio, mas não é! A questão é saber de que tipo de tecnologia estamos falando. Um novo modelo de empilhadeira, mais estreita e segura é uma tecnologia, mas não é sobre essa a que nos referimos.

Existem tecnologias relacionadas às comunicações, que continuam surpreendendo a todo momento.

Nesse sentido, as redes sociais se tornaram verdadeiras plataformas de divulgação e informação sobre diferentes produtos. Antes de buscar um site oficial, por exemplo, os consumidores jogam palavras-chave na rede e esperam por informações relacionadas.

Diante desse cenário, é preciso adotar tecnologias disruptivas, que sejam capazes de revolucionar a forma de pensar o seu negócio. Usar a internet preditiva para entender cada vez o mais o seu cliente pode ser uma opção.

Com a ajuda da avaliação de grandes volumes de dados, como compras anteriores, conteúdo em mídias sociais e outros dados é possível tornar a experiência do seu cliente cada vez mais próxima do que ele precisa.

3. Liderança que inspira

As equipes que trabalham no setor varejista têm um ponto em comum: a produtividade delas está diretamente relacionada à motivação. Para manter o time motivado, é importante ter lideranças fortes, dispostas a ouvir e que inspirem outras pessoas.

Um líder mal treinado pode dissolver uma equipe e prejudicar muito o faturamento da sua loja.

Invista na formação de boas lideranças, mantendo um plano constante de treinamento e acompanhe os resultados após as capacitações.

Esse é um ponto que pode ficar em segundo plano para as pequenas e médias empresas, mas é bom colocá-lo como prioridade porque um bom líder pode, sim, ser construído e se tornar responsável pelo crescimento da produtividade.

4. Chamariz para atrair clientes

Se o seu produto está mais barato na internet, o que vai fazer com que o seu cliente se dirija até a loja? É preciso pensar em formas de chamar o cliente ao seu ponto de venda, por meio de benefícios, vantagens e experiências únicas que ele só poderá ter in loco.

Reserve promoções especiais por dia da semana ou dia do mês, ofereça outros serviços como recreação para crianças e faça parcerias que permitam agregar valor ao seu produto.

Se o seu negócio está relacionado ao ramo de reformas e construções, por exemplo, faça parcerias com um designer de interiores que possa dar esclarecimentos técnicos sobre a aquisição de produtos e melhores escolhas. S

e a sua empresa vende bebidas, ofereça um consultor nessa área. Isso vai agradar ao seu cliente e ainda pode alavancar suas vendas.

5. Gestão forte e eficaz

A gestão do seu ponto de vendas também precisa acompanhar as tendências do varejo. Para isso, é preciso adotar ferramentas que agilizem o atendimento e toda a parte administrativa da empresa. Ter um software que auxilie o controle fiscal e a emissão de notas fiscais pode ajudar muito.

A automatização de processos também é muito importante para poupar o tempo dos gestores. Aquilo que está programado por meio de algum dispositivo deixa de ser uma preocupação da equipe e passa a ser realizado sem a intervenção humana e com muito mais precisão.

Outro ponto que merece especial atenção é a construção da marca. Marcas sólidas e que reflitam os valores dos clientes tendem a ser mais adoradas por eles.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *