6 Conceitos de contabilidades essenciais para o seu negócio

  1. Patrimônio

Trata-se do conjunto de bens, direitos e obrigações da empresa. Bens e direitos são classificados como Ativos e Obrigações como Passivos.

A diferença positiva entre os Ativos (bens e direitos) e Passivos (obrigações) é o que se denomina Patrimônio Líquido, e esse cálculo fundamental é utilizado como base para o Relatório do Balanço Patrimonial.

  1. Relatório do Balanço Patrimonial

Este relatório lista todos os recursos que são movimentados pela empresa em um determinado período, apresentando de forma quantitativa e qualitativa a situação contábil, econômica e financeira do negócio.

Baseado nesse balanço, o gestor faz o controle financeiro e pode tomar decisões sobre o rumo dos negócios.

  1. Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE)

É o relatório que decompõe as Receitas e Despesas registradas em um determinado período (chamado de Exercício Contábil) e apura o lucro ou prejuízo resultante.

Por meio de indicadores relacionados no demonstrativo, pode ser aferido o grau de endividamento, capital de giro, imobilização e o comportamento das despesas em relação às vendas.

  1. Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) tem como objetivo mostrar, em detalhes, qual foi o resultado entre as entradas e saídas do caixa da empresa durante um determinado período de tempo.

Este documento é semelhante ao Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE); porém, na DFC é considerado o dinheiro que efetivamente entrou, e não o registro das transações.

Em resumo: é o relatório que apresenta “de onde veio e para onde foi” o dinheiro da empresa e permite avaliar o ciclo financeiro. Se preciso, permite renegociar contratos com fornecedores e clientes, para o equilíbrio das datas de recebimento e pagamento, mantendo sempre o capital de giro.

  1. Regimes de Contabilidade

São de dois tipos:

  • Regime de Competência: quando os valores são contabilizados no mês em que a transação aconteceu, independentemente de quando o dinheiro será pago ou recebido. É o regime mais utilizado pelas empresas, não somente para decisões estratégicas, mas também por determinações legais;
  • Regime de Caixa: as receitas e despesas só são contabilizadas quando o dinheiro entra ou sai de fato. Nesse regime, a DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa) é fundamental para o controle adequado do dinheiro.
  1. Plano de Contas

Por meio do plano de contas pode-se mensurar, classificar e categorizar os bens, direitos e obrigações da empresa.

Sua função principal é organizar os registros (fatos) da empresa, de forma qualitativa (descrição do elemento) e quantitativo (valor do elemento).

Como podemos ver, nem sempre conhecer o serviço que se presta é o suficiente para que a empresa cresça de forma sustentável e segura.

Sem uma gestão contábil adequada, uma farmácia – ou qualquer outro negócio – corre o risco de entrar em um ciclo de prejuízos, ser alvo de processos, multas ou até mesmo falir. Daí a importância de o empresário implantar conceitos e se atualizar para melhorar a gestão e os resultados do seu comércio.

Fonte: B.G
Imagem: Google

E aí, te ajudamos? Deixe seu comentário!!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *