Como ter mais poder de barganha com seus fornecedores?

,

Saber negociar é uma lei de sobrevivência no mundo dos negócios. Para isso, é preciso desenvolver algumas habilidades e técnicas. Barganhar também é uma arte. Se trabalha com fornecedores sabe o quanto é importante desenvolver essa arte. Conseguir melhores preços e boas opções de pagamento é uma forma de reduzir custos e favorecer o seu negócio. Veja como melhorar seu poder de barganha lendo estas dicas!

Tenha consciência de quanto vale o produto

Se a pessoa não tem conhecimento do preço médio da mercadoria, não adianta barganhar. É preciso estar ciente de quanto vale o produto no mercado para garantir poder de barganha. A partir daí, poderá julgar se o preço ofertado pelo seu fornecedor está elevado demais ou dento do esperado. Se o fornecedor perceber que seu cliente está inteirado acerca de valores, será mais fácil barganhar.

Ser paciente é essencial para ter poder de barganha

Paciência ajuda e muito!
                                        Paciência ajuda e muito!

Barganhar é uma estratégia que leva certo tempo. Pode ser muito rápida, mas o comprador deve estar preparado para uma negociação mais longa se for preciso. Se o fornecedor estiver pouco propenso a dar descontos, a negociação pode ser demorada. É preciso paciência para ter poder de barganha, fazer contrapropostas, expor argumentos até obter o que deseja. É importante que não perca a calma e não transforme sua negociação em uma briga.

Não seja exigente demais

Barganhe, mas saiba respeitar os limites da negociação. Se perceber que o preço do produto é justo, não fique esperando receber maiores descontos. Se estiver lidando com um fornecedor difícil, a insistência pode piorar as coisas: se conseguir um desconto, ainda que seja inferior àquele que queria, fique satisfeito. Contudo, não seja flexível demais, pois o fornecedor também deve saber ceder.

Fornecedores que tem poder de barganha não são bons e é sempre possível encontrar melhores. De qualquer forma, saiba respeitar limites para não passar a imagem desagradável de pão-duro.

Conheça as razões do fornecedor

Razões do fornecedor
                              Verifique as razões que um fornecedor pode estar passando!

Se estiver inteirado sobre as razões e motivações do fornecedor, será mais fácil atingir seu objetivo e ter poder de barganha. Procure entender o porquê daquele preço e fique ciente das estratégias do fornecedor. Muitas vezes, o fornecedor já está à espera da contraproposta e, por isso, já cobra mais caro. Outra coisa que pode acontecer é que a suposta oferta final dele não seja, na verdade, a última e, se o comprador barganhar mais, o preço caia um pouco. Não acredite muito nos descontos já embutidos. É estratégia de venda colocar um preço acima do normal e anunciá-lo como um preço promocional (com certa porcentagem de desconto). Conheça as lábias de quem vende para fazer uma melhor negociação.

Não demonstre muito interesse, nem possuir muito dinheiro

O mundo dos negócios pode explorar demais. Se o fornecedor perceber que o comprador está muito interessado em adquirir o produto, pode manter-se mais inflexível. Ao contrário, mostre interesse, mas deixe claro que pode comprá-lo de outro fornecedor. Não se gabe de muito dinheiro, pois o fornecedor poderá se mostrar mais propenso a manter o preço.

Abra uma concorrência de fornecedores

É importante avaliar o interesse que os fornecedores em geral tenham pelo seu negócio. Abrindo uma concorrência em sua empresa, estará dando a oportunidade a diferentes fornecedores de apresentarem suas propostas. Ao mesmo tempo, terá a oportunidade de conhecer diferentes serviços e compará-los entre si, avaliando qualidade, preços, competências, entre outros. Escolhendo fornecedores com os quais mais se identifica, estará possibilitando a si mesmo maiores chances de negociações bem efetuadas, com preços e prazos melhores.

Você gostou desse post?! Deixe seu comentário 🙂

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *