Não Subestime o Poder da Ajuda de um Sistema

,

Um dos principais desafios de departamentos fiscais e financeiros, de empresas de qualquer tamanho e natureza, e também de escritórios de contabilidade é se manter em dia com a realidade do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) para si ou para seu cliente. O SPED é uma ferramenta contábil idealizada para auxiliar no trabalho de fiscalização por parte da Receita Federal do Brasil (RFB), lançado oficialmente em maio de 2008 e obrigatório desde 2009.

E para atentar-se ao SPED é necessário que se manter atualizado na tecnologia, em um universo 100% digital. Somente assim evitam uma exposição desnecessária e de risco ao Fisco. Entretanto, ao mesmo tempo em que setores modernizam suas instalações e produções, outros andam na contramão de direção, como por exemplo escritórios de contabilidade. Ainda é possível encontrar escritórios e departamentos abarrotados de papel ou com o básico de tecnologia, mais para não ficar tão em meados do século XX, o que consome tempo e, consequentemente, dinheiro. Acreditar que gerar um arquivo SPED em um computador qualquer e validá-lo na Receita já é serviço realizado com um sucesso: um grande e perigoso equívoco.

Quem te garante que todas as notas fiscais eletrônicas emitidas contra o CNPJ de sua empresa chegam a seu conhecimento?

Investir em um sistema que automatiza o download dos XMLs das notas fiscais eletrônicas diretamente da SEFAZ Nacional é um importante passo para você entrar em um mundo novo de tecnologia e ter a segurança de ter conhecimento sobre todas as notas fiscais eletrônicas emitidas contra o CNPJ de sua empresa, com ou sem seu consentimento.
E quando notas fiscais eletrônicas são alteradas ou canceladas pelo fornecedor sem te comunicar? Em uma auditoria feita pela Receita é você quem deve provar que está tudo em conformidade.
Aliás, não existe motivos para você se arriscar a tanto. Mas existem vários para investir em um sistema que automatiza todo esse processo de download de XML das notas fiscais eletrônicas na SEFAZ Nacional, dá a ciência da emissão automaticamente e te permite manifestar os documentos em lote, com as opções Operação Confirmada, Operação Reconhecida e Operação Não Realizada.

E um ponto importante do sistema é que todos os documentos fiscais ficam armazenados em nuvem, ou seja, contam com toda a segurança e tecnologia do cloud computing oferecido pela Amazon. Além de auxiliar na auditoria fiscal e contábil, conseguir efetuar controle de estoque e caixa e muito mais!

E aí, você prefere optar por toda essa facilidade ou ter que trabalhar multiplicado para enfrentar auditorias?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *