Controle Financeiro

O controle financeiro da empresa é fundamental para que ela se mantenha competitiva no mercado e garanta o equilíbrio do caixa, que evitará surpresas e dificuldades de gestão ou mesmo a inviabilidade do negócio. Para chegar a este controle, são necessárias algumas medidas estratégicas, que reúnem o orçamento e as metas em um planejamento único. Para ajudar você a encontrar e a adotar estas medidas em sua empresa.

Tenha clareza sobre a situação da empresa por isso a importância de um sistema

Como em qualquer planejamento, o primeiro passo é tomar consciência sobre a atual situação financeira da empresa, o que pode ser obtido a partir de um equacionamento entre as receitas e as despesas. Ponha tudo “no papel”, listando os pontos negativos e os positivos dos processos, o posicionamento que a empresa tem no segmento no qual atua, a situação de mercado do próprio segmento, entre outras informações que permitirão que você visualize os recursos com os quais poderá contar em seu planejamento e o que deverá cortar para garantir a estabilidade da empresa.

Faça projeções sobre os cenários possíveis

Um controle financeiro empresarial eficiente exige que sejam feitas projeções sobre os cenários possíveis que permitam um alinhamento entre os gastos e a receita da empresa. Para tanto, é fundamental prever o ciclo operacional, da fabricação ou desenvolvimento até o recebimento de um produto ou serviço, definindo o valor das despesas que são geradas em cada etapa, como compra, estocagem, produção, venda e recebimento, a fim de que os gastos possam ser confrontados com a receita o que sem um bom sistema torna-se impossível essas tarefas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *