A importância de controlar o estoque da sua empresa

,

Grande parte dos empreendedores já tem ciência da importância de um sistema de gestão para qualquer tipo de negócio. Mas, além de controlar o financeiro e gerar NF- e, outra funcionalidade de grande relevância em um ERP é o controle de estoque.

Realizar o controle de estoque manualmente ou com um sistema pouco eficiente gera problemas e prejuízos. Fique atento aos principais transtornos e de que forma podem ser evitados/resolvidos logo abaixo:

1.Perder vendas

Óbvio porém o mais relevante. Ninguém gosta e quer perder vendas, isso é fato. Não ter um controle eficiente do número de mercadorias em estoque e atrasar a compra de itens causa déficit no portfólio de produtos. Além de perder uma venda por não ter o produto disponível, você perde a credibilidade e a confiança do cliente, uma vez que não tem, porém deveria, ter o que ele deseja.

2.Produtos encalhados

O oposto da questão acima, e que também necessita de atenção. No caso de produtos perecíveis principalmente, o excesso de produtos no estoque pode acarretar a perda de grande parte, por data de validade ou outros fatores. Em todo caso, produtos parados significa dinheiro parado e uma liquidação para movimentar as vendas reduz o lucro da empresa sobre a mercadoria.

3.Compra de produtos na hora e quantidade errada

Além de um problema individual, é a causa dos transtornos citados acima. Tudo acontece pela falta de entendimento sobre o giro de produtos e demanda dos clientes da empresa, essenciais para determinar a hora certa de comprar produtos novos para o estoque. Sendo assim, um sistema de gestão com um bom desempenho em relação a controle de estoque é capaz de evitar muitas dores de cabeça e prejuízos.

Do varejo à indústrias, controlar o estoque de maneira eficiente assegura que os clientes irão encontrar os produtos desejados e de que a disponibilidade dos materiais necessários para a execução de um serviço estará correta e organizada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *