Tipos de perdas em padarias e algumas prevenções

1. Perdas conhecidas

Essas perdas também são conhecidas como operacionais, pois derivam de erros em processos do dia a dia da loja.
a) Dano causado pela manipulação (quebras) – É gerada no momento que algum produto, durante a sua movimentação dentro da loja, sofre alguma avaria de forma que impossibilite a comercialização desse produto.
b) Produto vencido – Produto que não é vendido e perde a validade também gera perda, afinal o varejista pagou por ele e não vai conseguir mais vender, resultado: prejuízo.
c) Deterioração de perecíveis – No varejo muitos produtos são perecíveis, portanto deve existir um controle sistemático de todas as varáveis que podem afetar a qualidade do produto. O controle de pragas e insetos, a qualidade do local onde o produto está armazenado e exposto, e o controle da equipe que manuseia os produtos são processos que devem ser executados para evitar que um produto estrague em seu estoque.

2. Perdas não identificadas

Esse grupo de perdas é caracterizado por danos ao estoque que não podem ser previstos, pois ocorrem casualmente.
a) Furtos – Infelizmente, furtos de produtos acontecem, tanto por parte de funcionários mal-intencionados, quanto por supostos clientes.
As perdas não identificadas só são apuradas e descobertas por meio de inventários.

Vamos listar 3 dicas essenciais para a prevenção:

1. Realizar inventário
O principal método de controlar as perdas é realizando inventários em seu estoque, ele será a base de dados para a tomada de decisões, como a implementação de uma equipe de segurança ou a mudança da forma como são movimentados os produtos em sua loja.

2. Usar um software adequado
Usando um software que permita o acesso as informações do estoque você evita que algumas perdas aconteçam em seu estoque. O pedido de compra é um processo que deve ser automatizado ou realizado com apoio do seu software de gestão, pois ele fornecerá dados para estimar a demanda dos produtos, estoque atual, estoque de produtos similares, ajudando para que não sejam comprados produtos acima do necessário.

3. Treinamento dos funcionários
Investir em treinamento para os seus funcionários é essencial para controlar as perdas, seja a equipe de segurança, a equipe de vendas, os repositores e os responsáveis por realizar o controle de estoque, todos precisam de treinamento para que possam realizar o melhor trabalho.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *